Belo Horizonte   .    Brasil     © Renato Morcatti     Todos os direitos reservados.

CASTA

Galeria de Arte da CEMIG

Belo Horizonte - MG

03 de julho a 17 de agosto de 2018

Casta é um termo de origem espano portuguesa que resume a estruturação do sistema tradicional de hierarquias, que ainda é utilizado, para designar uma transmissão hereditária que inclua um oficio familiar.

Renato Morcatti, embaralha a noção de casta, rígida e imutável, propondo  a representação de quase autorretratos, em que suas múltiplas cabeças são a força do trabalho braçal.

A opacidade do papel de Escala Madre , dá a base para a transparência dos corpos desenhados (o que determina a escala humana, é a silhueta do corpo do artista), em traços que contrasta com a implacável barra de pigmento mineral que dá sustentação aos guardiões desenhados, propondo um lugar físico especifico para a figura: seus pés são seu próprio território.

A obra Escala 3x4, um bloco contendo 43 desenhos que representam a idade do artista, um autorretrato em aparência de documento oficial, está livre para o espectador manipulá-lo livremente, uma generosidade alheia aos tempos modernos.

A variedade da cor ocre ferrugem, nos Guardiões escultóricos, são a palheta de cores do território da ação, onde as cabeças/ferramentas de Renato pagam um tributo ao oficio de cultivar a nós mesmos como semente e colheita.

Não há contrates entre desenho e escultura, o artista cria uma estranha ambiguidade espacial, quando apresenta seus guardiões em diferentes formas, uma calorosa emoção na combinação de materiais, sem que eles sejam tradução um do outro.

Vicente de Mello